Na maior parte do material que foi reimpresso ao longo do último meio século, a teologia pactual foi apresentada como se implicasse necessariamente na doutrina e na prática do batismo infantil. Nós poderíamos preencher muito espaço aqui simplesmente listando os livros que assumiram essa posição. Muitos de nós, no entanto, não foram convencidos dessa estipulação por acreditar que se trata de uma consequência desnecessária de raciocínio teológico. Acreditamos que é muito possível, e até mesmo necessário, formular uma teologia pactual baseada em exegese que defenda a centralidade e a continuidade do plano divino da redenção através dos tempos sem cair na dedução de que o batismo infantil deve fazer parte dessa doutrina.
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Infelizmente, tem havido poucas obras disponíveis que lidam com essas questões em um profundo nível exegético e teológico. Os livros escritos de uma perspectiva pedobatista frequentemente rejeitam o ponto de vista do credobatista (isto é, o batismo de crentes) e aqueles que defendem o batismo de crentes frequentemente falham em se esforçar o suficiente para apresentar um sistema pactual plenamente desenvolvido. O resultado é que os pedobatistas raramente ou nunca consideraram a possibilidade de uma posição pactual credobatista e muitos batistas são simplesmente ignorantes quanto a centralidade da teologia pactual e de sua utilidade na defesa de suas próprias crenças. Este livro é uma tentativa de começar a corrigir essa deficiência.
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— James M. Renihan, Ph.D.
A obra de Nehemiah Coxe sobre a doutrina das alianças é um importante escrito por um eminente teólogo batista particular do século XVII. Sua republicação está muito atrasada. Como um bônus, o leitor tem o próprio Coxe resgatado da obscuridade através de uma introdução bem pesquisada pelo Dr. James M. Renihan. E visto que Coxe referiu os seus leitores à análise de John Owen sobre a natureza e as diferenças entre a Antiga e a Nova Aliança, a exposição de Owen sobre Hebreus 8:6-13 está incluída. Tanto o texto de Coxe quanto de Owen foram editados de maneira leve e sensível, e foram acrescentadas notas explicativas. O ensaio de Richard C. Barcellos posiciona o ensino de Owen sobre o pacto firmemente dentro do consenso reformado mais amplo. O livro como um todo tem aplicação prática moderna. Isso mostra que os batistas reformados têm uma doutrina sobre o pacto consistente e bem fundamentada do ponto de vista argumentativo. Também mostra que os pais batistas particulares do século XVII, embora enfatizassem a novidade da Nova Aliança, argumentavam que o Decálogo permanece como uma regra de vida para o crente. Esta obra é um recurso importante para os batistas reformados do século XXI.
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— Robert W. Oliver, Ph.D.
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